terça-feira, 13 de novembro de 2012

PLANO DE AÇÃO DO PROJOVEM ADOLESCENTE 2012





PLANO DE AÇÃO DO PROJOVEM ADOLESCENTE 2012

PROJETO:
         JOVENS, FAMÍLIA E COMUNIDADE INFORMADAS FAZEM UMA MELHOR PREVENÇÃO


JUSTIFICATIVA:
        
         Diante dos diversos riscos e problemas que o nosso município está enfrentando com relação às drogas e à prostituição envolvendo os pré-adolescentes e adolescentes, a coordenação do CRAS juntamente com a equipe técnica do CRAS e coordenação do PROJOVEM ADOSLESCENTE identificando tal situação e percebendo que esse problema hoje está se expandindo para a zona rural, observaram a necessidade de se discutir sobre esses problemas com os coletivos de PROJOVEM ADOLESCENTE.
         Tendo em vista que esses problemas poucos são discutidos  no ambiente familiar, pois tanto os filhos quanto os pais têm dificuldades de se conversar sobre DROGAS e SEXUALIDADE, o PROJOVEM ADOLESCENTE elaborou um PLANO DE AÇÃO para trabalhar com os coletivos envolvendo os familiares e a comunidade da necessidade de se conversar sobre esses temas com a família enfatizando os riscos pelos quais eles estão sujeitos e como podemos reduzi-los. 
        

OBJETIVOS:

         Informar as famílias dos usuários do Projovem Adolescente e a comunidade sobre os riscos das drogas, sexualidade e DST`s;
         Sensibilizar os pais e os jovens da necessidade de se conversar sobre esses temas entre eles;
         Mobilizar a sociedade para juntos enfrentar esses problemas e diminuir o número de usuários de drogas e de pessoas infectadas pelas DST`s;
         Incentivar os adolescentes a valorizar a diversão sem o uso  de álcool e outras drogas.


PUBLICO-ALVO:

         Jovens participantes do Projovem Adolescente, Familiares e a Comunidade.


METODOLOGIA:
        
         O Projeto tem por finalidade levar informações aos jovens, família e comunidade desenvolvendo: palestras com os jovens e a comunidade, trilha ecológica, produção de folders, panfletos e jornais, seminários, feira informativa, torneios esportivos, momentos de lazer e programas de rádio.
        

CRONOGRAMA:


ATIVIDADE
PERÍODO
RESPONSÁVEL
Mobilizar e sensibilizar os coletivos e a comunidade
Agosto
Equipe Técnica do CRAS
Articular parceria
Agosto e Setembro
Equipe Técnica do CRAS, Orientadores e Facilitadores.
Elaboração de material informativo
Agosto e Setembro
Equipe Técnica do CRAS, Orientadores, Facilitadores e Projovem Adolescente
Trilha Ecológica
Agosto
Projovem Adolescente
Palestras sobre Drogas e DST’s
Outubro e Novembro
Equipe Técnica do CRAS, Orientadores,  Facilitadores e Parceiros.
Programa de Rádio sobre Exploração Sexual
Outubro
Projovem Adolescente
Programa de Rádio promovendo saúde através de atividade física
Outubro
Projovem Adolescente
Seminários Informativos
Outubro e Novembro
Projovem Adolescente
Torneio Esportivo
Outubro
Projovem Adolescente
Feira Expositiva sobre as temáticas ‘Drogas e Sexualidade’
Novembro
Projovem Adolescente
Momento de lazer
Dezembro
Equipe Técnica do CRAS, Orientadores, Facilitadores e Projovem Adolescente


PARCEIROS:

Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.










José Ivanilde Alves Rodrigues
Coordenação do Projovem Adolescente

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou no período de 20 à 23 de Agosto  reuniões com as famílias de todos os coletivos de PROJOVEM Adolescente do Município de Novo  Oriente-CE. Os encontros aconteceram com as 11 turmas do serviço de 15 a 17 anos acompanhados pelo CRAS : Lagoa da Areia , Malhada Grande, Agrovila , Açude dos Carvalhos, Santa Maria, São Raimundo, Monte Alegre, Palestina e 3(três) na Sede. As reuniões contaram com a participação da coordenação e equipe técnica destacando um dos eixos estruturantes denominado ‘‘ Mundo do Trabalho’’, explanando as características e importância de algumas profissões.












Oficina com o Projeto Semeando a Vida - Semana da Arte




  Em decorrência das comemorações ao Dia da Arte, os Projetos Fio de Esperança e Semeando a Vida, por todo o mês de Agosto desenvolveram oficinas de artes com as crianças, bem como as famílias dos serviços acima referidos.
Portanto, em 29 deste mês, realizou-se uma feira de Artes no espaço físico do CRAS. Foram convidadas para a oprtunidade todas as famílias dos Serviços sócio-educativos para pessoas com deficiência e para crianças de 7 a 14 anos.
No evento foram lidas mensagens, exibidos vídeos de fotos das oficinas, apresentadas músicas, show de humor e lidas poesias, além de um lanche servido ao final.












quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CREAS - Projeto ISCAS

A coordenação e educadores sociais do CREAS, responsáveis pelo Projeto ISCAS, estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido com adolescentes e jovens, e pela iniciativa de criar um oficina de trabalhos artesanais, com o objetivo de integração social dos menores, alguns em conito com a lei, pela participação e interação nas atividades propostas.
A oficina de reciclagem de metais está atraindo cada vez mais a atenção de crianças de várias idades, onde eles estão descobrindo o seu potencial, criando pequenos objetos a partir de materiais metálicos já descartados, como torneira velha de bronze, alumínio. Com isso estão ganhando conhecimento em relação a arte da fundição e já criam anéis e outros objetos, que são trabalhos artesanais.
A coordenação do Projeto já pensa, em breve, montar um exposição dos trabalhos.






Conselho Tutelar




Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa
até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos de idade.
Art. 81º É proibida a venda à criança ou ao adolescente de:
I - Armas , munição e explosivos;
II - Bebidas alcoólicas;
III - Produtos cujos componentes possam causar 
dependência física ou psíquica;




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Oficina com o Grupo Terceira Idade Cidadã




Em homenagem ao dia dos Pais, no dia dez 10 de Agosto, o Projeto Terceira Idade Cidadã participou de uma oficina de porta-retrato juntamente com a equipe técnica e as orientadoras sociais (Elaine e Diana).
Os idosos aprederam a confeccionar um porta-retrato usando E.V.A. E cola colorida.  Eles confeccionaram planejando presentear maridos, filhos, entre outros.